Ao Tom Dela



Conta-nos a tradição popular que na vertente oriental do Caramulo havia um acampamento militar sarraceno de grandes dimensões. De lá saiam os destacamentos para todos os assaltos aos cristãos no Vale de Besteiros. Pois, fartas de aturar as invertidas mouras, as populações uniram-se ao toque de trombeta de uma mulher. Foi, pois, ao tom dela que os cristãos se juntaram e caíram sobre o adversário. Esta lenda era tão vulgarizada e aceite que, pelo menos a partir do século XVIII, a cidade adoptou para as suas armas, a figura de uma mocetona empunhando uma tuba com a divisa – Ao Tom Dela.





O concelho de Tondela alarga-se sobre o planalto da beira alta, abrange grande parte da vertente oriental da serra do Caramulo estendendo-se pelas terras altas de S. João do Monte.
Esta secção da parte central do país, em que o concelho de Tondela está situado – a Beira Alta, é na sua extensão, um planalto que se inclina para sudoeste e que, sendo principalmente tributário do Mondego, também lança as suas águas para o Vouga e para o Douro. Cortada por numerosos cursos de água, muitos dos quais convergem entre si em ângulos agudos, a província conserva o aspecto geral de planalto pela concordância das alturas que separam os vale desses rios dentro de limites muito aproximados de altitude. O planalto da Beira Alta fica comprimido entre dois imponentes alinhamentos montanhosos: as cordilheiras da Estrela que o limita a sueste, contrapõe-se, a poente e a ao norte, um conjunto notável de serranias, constituído pelas serras do Caramulo e de são Macário, e pelo extremo oriental a serra do Montemuro. Vales profundos ou bacias lacustres dissecadas acompanham pela base os alinhamentos montanhosos. Assim, uma extensa bacia, com depósitos quaternários indicam pequenos lagos extintos, que ladeia a Serra do Caramulo – é o chamado vale de Besteiros.

Mensagens populares