Se você passa por isso diariamente, pode ser abuso emocional

 

Se você passa por isso diariamente, pode ser abuso emocional.© Wayhomestudio/Freepik

A violência nem sempre é física. Às vezes, também há frases, comportamentos e comentários que deixam marcas profundas, como uma contusão no corpo. Em alguns relacionamentos, o abuso emocional faz parte do cotidiano e passa quase despercebido. No entanto, ele arranha suavemente a mente e deixa muitas marcas na confiança.

Abuso emocional: silencioso, mas destrutivo

A violência psicológica não deixa rastros visíveis, mas é palpável e nos causa danos de dentro para fora. Quando se infiltra em todos os poros de um relacionamento, seja de amizade ou romântico, parece um tapa na cara. As palavras soam como golpes invisíveis e as críticas nos atingem brutalmente. O abuso emocional assume a forma de manipulação , humilhação velada, difamação constante ou até mesmo silêncios calculados. Ao contrário de um soco no rosto, que deixa marcas, esse tipo de violência não é imediatamente óbvio.

Ela se instala gradualmente, como um veneno injetado aos poucos. Levamos muito tempo para nos darmos conta disso e para dar um fim a esses tapas verbais, muitas vezes minimizados. Cada palavra que sai da boca do outro assume a aparência de um soco no estômago, e nós o amortecemos casualmente até não aguentarmos mais. "Você não está exagerando. Você não está sendo sensível demais. Não, você não está imaginando coisas", argumenta a terapeuta Amber Long em uma postagem esclarecedora no Instagram .

Você é levado a duvidar de sua memória ou de seus sentimentos

O abuso emocional não se limita à esfera romântica. Pode ocorrer em um escritório aberto, na casa da família , no círculo de amigos... em qualquer lugar onde haja contato. O primeiro sinal revelador é provavelmente um dos mais insidiosos. Você diz: "Você me disse isso ontem", e ele responde: "Você está inventando" , e nega completamente.

Isso é o que é mais comumente conhecido como gaslighting. É quando a vítima é manipulada e faz você pensar que está perdendo a cabeça, distorcendo informações ou apresentando-as de forma diferente. A pessoa manipula você e faz você pensar que está perdendo a cabeça. Ela executa o truque tão bem que consegue fazer você se questionar e mudar de ideia, mesmo que você acreditasse nisso de todo o coração.

Suas escolhas, seus projetos, seus gostos são desvalorizados.

Tudo o que você empreende e tudo o que você ama é severamente denegrido. Nada nunca é bom o suficiente. Suas ambições são "irrealistas", suas emoções são "exageradas" e suas paixões são "superficiais". Você não consegue fazer nada sem que a pessoa o repreenda. Em vez de respeitar as coisas que o movem e o habitam, elas as criticam, desacreditam e as pisoteiam. E seu veneno rapidamente se espalha e anestesia tudo o que o motiva. Uma humilhação indireta típica de abuso emocional.call to action icon

Você é punido com silêncio e falta de afeto

A pessoa fica muda de repente, sem motivo aparente. Quando você estende a mão para abraçá-la, ela o empurra com um gesto calculado, e quando você fala com ela, ela não diz nada em troca. Quando outros batem em você por uma camisa mal dobrada ou uma refeição passada demais, eles usam o silêncio para puni-lo e fazê-lo pensar.

Você é levado a acreditar que é difícil amar

Uma pessoa emocionalmente abusiva repete repetidamente que você precisa se forçar a amá-la. Ela te convence de que ninguém jamais vai te querer e te faz parecer uma pessoa odiosa. Você acaba pensando que precisa "se esforçar" para merecer o mínimo e, por outro lado, não exigir demais da outra pessoa.

Disseram-lhe que você está fazendo demais

Quando você extravasa suas emoções sem filtrar, a pessoa não te conforta nem te dá um lenço de papel. Ela diz que você está sendo sensível demais, que está reclamando à toa, que está fingindo. Em outras palavras, ela deixa você se afogar na sua miséria e te bombardeia com palavras que te destroem mais do que te confortam.

Não nos comportamos da mesma forma em público e em privado.

Uma pessoa que abusa emocional coloca sua melhor máscara na sociedade. Ela é completamente diferente, quase irreconhecível. Os outros só dizem coisas boas sobre ela, e isso a obriga a guardar tudo para si, correndo o risco de receber um comentário como "Não entendo por que você o culpa" ou "Ele não é tão horrível assim". Essa pessoa é um verdadeiro camaleão. Assim que você chega em casa, ela vomita horrores em você novamente.

Afirmar-se, estabelecer limites, dizer não: isso não são caprichos. São atos de sobrevivência. Você tem o direito de parar de minimizar o que sente. De parar de inventar desculpas para o que está te desgastando aos poucos. O abuso emocional não é óbvio, mas deixa marcas profundas. Curar essas cicatrizes exige muito amor e gentileza.

Comentários

Mensagens populares