3 dicas para lidar com pessoas que nos irritam

"Tenho dificuldade em lidar com aquela pessoa! Ela irrita-me imenso! Como é que eu consigo lidar com ela?"


A maioria (arrisco a dizer todos) de nós já passou, está passar ou irá passar por uma situação do género: lidar com alguém que nos irrita.

Como esta é uma pergunta que me fazem em praticamente todas as formações que dou, decidi deixar aqui 3 recomendações para ajudar nestas situações.

Mas como não sei o motivo que faz com que essa pessoa irrite, as dicas que deixo de seguida funcionam de forma global para várias relações deste género.

1. Focar no que conseguimos fazer no momento: é tentador naquele momento ficar a remoer na ideia que essa pessoa não devia fazer aquilo e a criticar e a julgar o comportamento e o carácter da pessoa. Mas, no melhor cenário, isso apenas nos vai desgastar. E provavelmente, vai ainda nos irritar mais, porque estamos focados em avaliar negativamente a pessoa. O foco aqui é em pensar o que conseguimos fazer no momento: comunicar o nosso desagrado; afastarmo-nos; refletir sobre que causas podem estar por trás desse comportamento de forma a termos mais compaixão; pedir ajuda a alguém que nos ajude a lidar com a situação no momento; entre outras. Quanto mais controlo percepcionarmos, menos stress vamos sentir naquele momento.

2. Evitar o discurso de vitimização: embora nos possamos estar a sentir vítimas dessa situação e sentir que o que está a acontecer é injusto (pelo menos na nossa perceção), pensar dessa forma apenas nos vai fazer sentir desamparados. E se comunicarmos em forma de vítima, vai prejudicar a nossa imagem e tirar-nos poder sobre a situação. Uma vítima não pode fazer nada para resolver a situação. Precisamos de ver a situação não como vítimas de uma injustiça, mas através de uma visão que nos empodere mais, de uma visão de procurar de soluções. Se no ponto anterior o foco era no que podíamos fazer naquele momento específico, aqui o foco é mais global, na procura de soluções para lidar melhor com esse relacionamento daqui para a frente.

3. Estabelecer barreiras saudáveis: um grande problema nas relações é não existir barreiras e limites saudáveis desde do início. Tipicamente não colocamos barreiras nenhumas e depois em momentos de grande carga emocional, criamos barreiras rígidas onde não admitimos nada. É preciso educar a outra parte, verbalizando aquilo que nos possa estar a incomodar e de forma assertiva, indicar que esse comportamento não será admitido. Dessa forma, a outra parte irá conhecer os limites que pode ir na comunicação connosco. Esta última recomendação serve para as novas relações e para educar as relações existentes.

Espero que as recomendações sejam úteis e agora é fazer por colocar em prática. Sabedoria é conhecimento colocado em prática.

Comentários

Mensagens populares