Todos nós cometemos erros e nesses momentos, é preciso ultrapassar o desconforto de admitir o erro e pedir desculpas.
Mas, ao pedir desculpas, por vezes pioramos a situação. São aqueles pedidos que certamente já recebeste e podes já ter dado a outras pessoas, em que o pedido é feito de forma superficial, artificial ou não sincera.
Enfim, é um
falso pedido de desculpas.
Então, que erros devemos evitar quando pedimos desculpas a alguém? Vou deixar aqui
7 erros que deves evitar:
1. Incluir a palavra "mas.." na justificação: ao utilizar o "mas" inviabiliza o que acabaste de dizer anteriormente.
2. Focar na pessoa em vez de focar no comportamento: quando estamos a descrever o que aconteceu, não devemos dizer "tu foste insensível", mas sim algo como "senti-me magoado com este comportamento".
3. Tentar ter razão: podemos acabar uma discussão de forma saudável, sem termos razão. Se tentarmos ganhar a razão, vamos perder a relação.
4. Mostrar que não fomos nós que começamos: este erro é similar ao anterior, mas aqui em vez de focar que temos razão, o foco é que o nosso comportamento veio por causa da outra pessoa. Ou seja, induzimos culpa na outra parte e removemos a responsabilidade do nosso ato.
5. Não ser sincero/a: a falta de honestidade vê-se na sinceridade das nossas palavras. Sê sincero/a, por muito que custe. Dessa forma também não tens que te lembrar que mentira disseste no passado e esforçar-te para manter essa história coerente. A verdade é mais simples e eficaz.
6. Repetir várias vezes as justificações: não devemos sobrejustificar o que aconteceu, mas sim sermos claros e honestos.
7. Não deixar a outra pessoa falar e expressar-se: num verdadeiro pedido de desculpas, a outra pessoa fala sempre mais do que nós. O erro foi nosso (ou temos a nossa quota-parte), por isso devemos ouvir como a outra pessoa se sentiu e o que ela pensa.
Pode ser que estes 7 erros sejam úteis num próximo pedido de desculpas que tenhamos em mão.
Comentários
Enviar um comentário