A tríade da empatia

 

Conheces a tríade da empatia?

A tríade da empatia é constituída pela empatia cognitiva, empatia emocional e cuidado empático, que explico de seguida:

  • Empatia cognitiva: É a capacidade de nos focarmos naquilo que os outros experimentam. Permite-nos a tomar a perspetiva da outra pessoa, compreender o seu estado mental e ao mesmo tempo, gerir as nossas próprias emoções. Esta empatia recorre a processos mais cognitivos.

  • Empatia emocional: Quando nos associamos à outra pessoa no que respeita aos seus sentimentos. Os nossos corpos entram em sintonia, qualquer que seja o estado emocional da outra pessoa. Esta sintonização ocorre por via de circuitos cerebrais automáticos.

  • Cuidado empático: Leva-nos a preocupar com a pessoa e a ajudá-la. Esta atitude compassiva baseia-se em sistemas mais primitivos em que sentimos uma necessidade implícita de ajudar ou auxiliar essa pessoa, embora também tenha uma reflexão mais cognitiva que avalia a que ponto apreciamos o seu bem-estar e o impacto que isso vai ter para ela e para nós.

Para demonstrar que tipo de empatia podemos sentir num dado momento, vou dar um exemplo: imagina que um amigo teu está triste porque terminou um relacionamento.

Se sentires que entendes como a outra pessoa se deverá estar a sentir, estás a demonstrar empatia cognitiva.

Se, por outro lado, sentires a dor emocional que o teu amigo está a sentir, estás a demonstrar empatia emocional.

E se sentires essa dor emocional e imediatamente quereres ajudar de alguma forma, estás a demonstrar cuidado empático.

Podemos também sentir um ou mais tipos de empatia perante uma situação.

Comentários

Mensagens populares