Aceitação
O último estágio de luto descrito por Kübler-Ross é a aceitação. Aceitação, não no sentido de que “está tudo bem”, mas em encontrar algo positivo na situação que originou o luto. Definitivamente, é um momento de ajuste e reajuste, onde as emoções começam a estabilizar-se, dado que a pessoa reentrou na sua nova realidade. Existem dias bons, existem dias menos bons e nada é permanente, ou seja, a pessoa não estará eternamente triste, mas sim, move-se, cresce e evolui para sua nova realidade – convivendo pacificamente com a perda – é encarar este processo como uma oportunidade de transformação.

Características da perda
As circunstâncias da perda podem afetar o modo como se sofre, por isso é que nem todas as perdas são iguais e nem nos afetam da mesma forma, nomeadamente a perda de um ente querido e incluem:
- O tempo de preparação que teve para lidar com a morte
- Antecipado e esperado. Por exemplo, quando a pessoa sabe que o seu ente querido iria falecer após uma longa doença. Neste caso, a morte pode não ter tido menos impacto, mas nessas circunstâncias algumas pessoas percebem que começaram a sofrer quando é diagnosticada a doença em causa.
- Súbito e inesperado. Quando a pessoa perde seu ente querido inesperadamente num evento de saúde ou num um acidente. É normal ficar em estado de choque e descrença, enquanto sua mente e seu corpo tentam entender o que aconteceu.
- Traumático ou violento. Quando o indivíduo perde o seu ente querido de forma violenta, por exemplo, por ter cometido um suicídio. Nessas circunstâncias, geralmente há camadas adicionais de choque e tristeza.
- O tipo de relacionamento que você teve
- O tipo e a qualidade do relacionamento que teve com a pessoa podem afetar o tipo de luto que você experimenta. O grau de proximidade emocional, o papel que essa pessoa desempenhou na sua vida e seus sentimentos por ela enquanto ela estava viva são fatores que podem influenciar a maneira como você lamenta por ela.
- Reações de outras pessoas
- A forma como as outras pessoas reagem pode apoiar ou dificultar o seu luto. As pessoas ao nosso redor geralmente querem que nos sintamos melhor, mas às vezes isso pode significar que elas não nos dão espaço para realmente falar sobre como nos estamos sentindo.
- A forma como as outras pessoas reagem pode apoiar ou dificultar o seu luto. As pessoas ao nosso redor geralmente querem que nos sintamos melhor, mas às vezes isso pode significar que elas não nos dão espaço para realmente falar sobre como nos estamos sentindo.

O que sentimos quando estamos de luto?
O luto é mais do que apenas tristeza e você pode ser dominado por uma variedade de emoções e sentimentos diferentes em seu corpo à medida que seu luto muda com o tempo. O luto é diferente para cada pessoa, cada um lida com ele de uma maneira única. É natural sentir qualquer emoção como tristeza, raiva, culpa, ansiedade, arrependimento, frustração, mágoa, vazio, alívio, desespero, vergonha, descrença, fadiga. Seja o que for que você sinta, é importante encontrar maneiras de processar e lidar com sua dor, independentemente de como ela o afete. Isso pode significar conversar sobre o assunto com pessoas em quem você confia ou recorrer a acompanhamento psicológico, evitar os nossos sentimentos não os faz ir embora e pode fazer com que a dor persista.
O que fazer para superar a perda? Expresse a sua dor:
- Falar sobre os seus sentimentos de luto pode ajudá-lo a começar a aceitar a sua perda. Falando, por exemplo, com algumas pessoas amigas ou familiares com quem se sinta à vontade.
- Outra maneira útil de expressar a sua dor é ter um diário e escrever nele sobre como se está a sentir.
- Uma outra forma de alívio da dor e de resgatar a energia e a força interior que parecem ter-se extinguido de alguma forma, é procurar acompanhamento psicológico. Este que é um lugar seguro e livre de julgamento onde poderá partilhar a sua dor, e ao mesmo tempo, sentirá um alívio da mesma e uma maior clareza mental e emocional e, consequentemente, um apaziguar das suas emoções sentidas e vividas durante este processo de luto.
- Obter link
- X
- Outras aplicações


Comentários
Enviar um comentário