Como ter conversas difíceis quando não gostamos de conflitos?
Saber gerir conflitos é um dos pontos-chave para termos melhores relacionamento pessoais.
É importante realçar, que, evitar ter uma conversa difícil não a faz desaparecer. Pelo contrário, o assunto mantém-se por resolver e o problema só tende a aumentar.Por isso, devemos aprender a ter estas conversas.
No entanto, quando não gostamos nada de conflitos e de conversas difíceis, é muito difícil ter a motivação suficiente para iniciar essa conversa.
Deixo aqui 5 conselhos que te poderão ajudar.
1. Para de te preocupar se gostam de ti ou não
As pessoas que evitam conflitos estão, muitas vezes, preocupadas com o seu grau de agradabilidade.
Apesar de ser perfeitamente natural querermos que gostem de nós, nem sempre isso deve ser o mais importante. Entra numa conversa com uma atitude aberta e com desejo genuíno de ouvir e aprender, adotando uma postura de respeito e curiosidade.
2. Concentra-te no assunto e não no que pensas que vai acontecer
Muitas vezes evitamos uma conversa difícil porque elaboramos na nossa mente tudo aquilo que pode correr mal e isso cria-nos uma ansiedade que nos faz querer evitar a situação.
Mas, quantas vezes os nossos piores cenários se realizaram? Se formos honestos, quase nunca. É bom pensarmos em alguns cenários para nos prepararmos, mas devemos ficar concentrados no assunto, no que realmente está a acontecer.
3. Não adies
Cada vez que adiamos algo que nos incomoda, vamos sentir-nos cada vez mais ansiosos quando pensamos nesse assunto.
Aliás, um dos métodos para conseguirmos ultrapassarmos alguns medos e fobias é mesmo a exposição gradual e controlada a esses medos e fobias.
Porque, quanto mais os evitamos, mais esse medo intensifica.
Pensa num assunto difícil como um penso rápido. Mais vale tirarmos logo rapidamente.
4. Foca-te no benefício da resolução desse conflito
É normal ficarmos focados na parte negativa da conversa, daquilo que vamos dizer, da forma como nos vamos sentir.
Mas quanto mais nos focamos nisso, mais receosos e nervosos nos vamos sentir. Em vez disso, foca-te no benefício que vem dessa conversa, no benefício da resolução do conflito.
Pensa "O que é que vou ganhar e o que é que vai melhorar se resolver este conflito?".
5. Sê assertivo/a
Tem uma conversa franca em que ambas as partes falam abertamente sobre os detalhes do conflito. Falar com as pessoas honestamente e com respeito, ajuda a criar relações mutuamente gratificantes, mesmo quando as conversas são difíceis.
No entanto, devemos ter em conta as diferenças culturais ou de personalidade. Se a pessoa com quem estamos a falar não valoriza a franqueza, então a conversa pode tornar-se mais agressiva.
Nestes casos, há que moderar a postura do "ir direto ao ponto" e com algum jogo de cintura e muito respeito, vai-se chegando ao ponto pretendido.
Utiliza estes cinco pontos para conseguires ter aquela conversa difícil que podes ter andando a adiar.


Comentários
Enviar um comentário