Este pequeno hábito pode acrescentar anos de vida

 

Água© CNN Portugal

Em que aspeto se está a focar neste novo ano para melhorar a sua saúde? A prática de exercício regular, é claro, é já um vencedor comprovado, assim como comer refeições à base de vegetais. Dormir mais, reduzir o stress, limitar o consumo de álcool e conectar-se mais com as outras pessoas e de forma mais significativa também são maneiras importantes de aumentar o bem-estar.

No entanto, há uma mudança de comportamento frequentemente esquecida quando pensamos em melhorar a nossa saúde assim que chega um ano novo: a hidratação. A água é o elixir da vida, mas poucas pessoas fazem da ingestão suficiente uma prioridade.

Mas é tão fácil e não há cá ginásios para se inscrever, refeições para preparar, nem necessidade de mergulhar no mundo online à procura de um saboroso mocktail. Os especialistas dizem que os benefícios da água são quase demasiado numerosos para serem mencionados. Beber bastante água pode melhorar a tensão arterial, diabetes, a saúde das articulações, intestino e rins, bem como aliviar enxaquecas e aumentar o brilho da pele, entre outros benefícios.

“Manter-se otimamente hidratado é uma modificação de estilo de vida relativamente fácil com benefícios potencialmente significativos: uma vida mais longa sem doenças”, começa por dizer Natalia Dmitrieva, investigadora no Laboratório de Medicina Regenerativa Cardiovascular do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue em Bethesda, Maryland.

É só um simples hábito

Como é que se pode adicionar esse simples hábito à vida diária? Junte o ato de beber um copo cheio de água a outras rotinas importantes que já faz sem pensar.

É apreciador de café ou de chá? Enquanto espera o seu café ficar pronto ou que a sua chaleira comece a apitar, encha um copo com água (adicione gelo se preferir) e beba enquanto espera.

Costuma levar o cão a passear? Encha uma garrafa de água de aço inoxidável ou cerâmica (para evitar plásticos, é claro) e beba tudo antes de regressar a casa.

Vai levantar-se da cadeira para alongar? Pegue num copo de água e beba antes de se sentar novamente.

A aquecer o almoço? Beba um copo cheio de água durante o tempo que a comida leva a aquecer.

Vários especialistas em formação de novos hábitos defendem que juntar um novo hábito a um antigo - o chamado empilhamento de hábitos - tona mais fácil lembrar-se de realizar a nova tarefa. E beber um copo de água refrescante enquanto espera é uma maneira saudável de fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Nem sempre vai conseguir perceber se está desidratado

As estatísticas mostram que as pessoas muitas vezes não bebem água suficiente, admite Dmitrieva, que estudou a ligação entre hidratação e envelhecimento.

Muitos especialistas sugerem que as mulheres tendem a beber cerca de oito a 10 copos de água diariamente e os homens entre 10 a 12 copos. “No entanto, mais de 50% dos americanos não atingem esses níveis recomendados”, lamenta Dmitrieva, numa resposta enviada por e-mail.

“Uma razão para essa deficiência é que a maioria das pessoas não considera conscientemente quanta água precisa beber e muitas vezes desconhece essas recomendações”, continua a investigadora.

Outra razão fundamental para que as pessoas fiquem aquém do consumo desejado de água prende-se com o facto de muitos beberem apenas durante as refeições ou somente quando têm sensação de sede. Porém, pode ser tarde demais.

“Por norma, a sede ocorre quando já estamos desidratados, o que significa que os efeitos nocivos da hidratação insuficiente podem já ter começado”, adianta Dmitrieva.

Mas é apenas preciso beber apenas água para atender às necessidades? Não, diz o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA . Café ou chá simples (sim, sem açúcar), água com gás e águas aromatizadas são opções com baixas calorias. No entanto, os refrigerantes comuns, as bebidas de frutas, as bebidas desportivas, as bebidas energéticas e as águas, café e chá adoçados não têm valor nutricional e devem ser evitados.

Alguns alimentos também contêm água e podem ajudar na hidratação: “Exemplos disso incluem tomates, pepinos, laranjas e alface. Todos podem contribuir significativamente para a sua ingestão diária de água”, assegura Dmitrieva.

Pronto para outra dica? Tente beber de dois a três litros de água em dias normais, isto é, sem atividade física intensa ou após ter estado durante um tempo prolongado em ambientes quentes - se tal acontecer, precisará ainda mais de água, vinca a investigadora.

“Uma estratégia eficaz é encher uma garrafa de um litro com água pela manhã e certificar-se de que a bebe ao longo do dia, para lá de quaisquer outras bebidas consumidas durante as refeições ou intervalos para café”, diz. “No final do dia, avalie se consumiu mais de quatro a seis copos de água. Se não, encha a garrafa novamente e beba mais antes do dia terminar”.

Comentários

Mensagens populares