| A preocupação é vista como algo negativo. Mas tem o seu lado positivo.
1. A preocupação é como se fosse o nosso Personal Trainer, ajudando a manter o nosso cérebro ativo e motivado
Na iminência de um perigo real, o nosso cérebro faz-nos sentir medo e esse medo serve de catalisador/motivador para uma ação, de forma a resolver o problema em que nos encontramos.
Para problemas mais ligeiros, o cérebro usa respostas igualmente ligeiras. A preocupação e ansiedade ajudam o cérebro a reconhecer e a focar-se nos problemas a longo prazo e motiva-nos a tomar melhores decisões.
Por exemplo, o colocar o cinto de segurança para evitar ferimentos graves num possível acidente de carro ou aplicar protetor solar para evitar um possível problema de pele no futuro.
2. A preocupação serve de almofada emocional que faz os nossos momentos altos, elevados, e os baixos, não assim tão maus
A preocupação é desconfortável, mas ajuda a equilibrar as nossas emoções.
Alguns estudos demonstram que após estarmos sujeitos a emoções desagradáveis, uma situação que nos provoque momentos de comédia é muito mais amplificada.
A preocupação faz-nos prever cenários piores (por vezes exageradamente piores) e no caso de as coisas correram mal, o nosso cérebro já está preparado, diminuindo o impacto.
APESAR de um POUCO de preocupação ser um ganho emocional, ajudando-nos a estar motivados e a agir, DEMASIADA preocupação e ansiedade pode-nos paralisar.
Biologicamente, é normal sentirmos moderada preocupação (tal como stress ou ansiedade), MAS NÃO em estados intensos e, principalmente, contínuos. Isso sim, é perigoso. 
Então não evites a preocupação, mas cuida dela de forma a evitar que interfira negativamente e comece a prejudicar o teu dia-a-dia.

|
|
|
|
Comentários
Enviar um comentário