Os 5 Arrependimentos mais comuns

arrependimento é uma emoção que surge quando tomamos uma decisão cujo resultado não foi o desejado. Por exemplo, quando mudamos de emprego e apercebemo-nos que, afinal, o outro sítio onde estávamos era melhor.

Mas, também pode surgir pela inação, ou seja, quando não tomamos uma decisão e gostaríamos de a ter tomado. Por exemplo, aquela pessoa que não convidamos para sair e que hoje ficamos a pensar como é que poderia ter sido a nossa vida.

Durante a nossa juventude e idade adulta, vamos tendo arrependimentos, mas estes podem ter um peso menor, porque sentimos que temos muito tempo pela frente. No entanto, quando chegamos a uma idade avançada da nossa vida, é normal que esses arrependimentos possam ter um peso maior, pois agora não temos forma de corrigir algumas coisas que fizemos de menos positivo ou que não fizemos e gostaríamos de ter feito.

O que é interessante na nossa vida, é que podemos aprender não só com os nossos arrependimentos, mas também com os arrependimentos dos outros.

Nesse sentido, deixo em baixo uma lista dos cinco arrependimentos mais comuns de alguns indivíduos que se encontravam no seu estágio terminal de vida e que foram recolhidos por Bronnie Ware, enfermeira australiana que trabalhou vários anos nos cuidados paliativos e que os retratou no seu livro "The Top Five Regrets of the Dying".

Os cinco arrependimentos mais comuns foram:

  1. Gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo e não a vida que os outros esperavam de mim
  2. Gostaria de não ter trabalhado tanto
  3. Gostaria de ter tido a coragem de expressar os meus sentimentos
  4. Gostaria de ter mantido o contacto com os meus amigos
  5. Gostaria de me ter permitido ser mais feliz

Claro que podemos estar num estágio atual da nossa vida onde precisamos de investir mais algum esforço e tempo em áreas que sabemos que não são as que realmente queremos ou preferimos. Por exemplo, podemos ter de trabalhar mais agora, porque temos contas para pagar. No entanto, também podemos estar a investir esse esforço e tempo em áreas que realmente não são importantes e que irão levar a arrependimentos fortes no futuro.

Por isso, deixo estes cinco arrependimentos para que possamos refletir e talvez ganhar uma perspectiva maior sobre a nossa vida, vendo aquilo que realmente vai importar no futuro.

Comentários

Mensagens populares