Troque o café por estas deliciosas alternativas

Estima-se que cerca de 60% das pessoas* beba café todos os dias. É um vício internacional! Enquanto para alguns se trata de ter algo quente e reconfortante para começar o dia, ou uma desculpa para fazer uma pausa no trabalho, outros dependem completamente do café para acordarem e permanecerem alerta. O café também pode ter uma ampla gama de efeitos secundários, desde ansiedade e nervosismo a dores de cabeça e problemas gástricos. Se é escravo da cafeína, considere mudar a sua rotina com algumas destas deliciosas alternativas.

Latte dourado

Os lattes dourados estão na moda. Têm vários benefícios para a saúde. O ingrediente principal de um latte dourado é o açafrão-da-índia, mas outras especiarias como canela e gengibre são geralmente adicionadas pelo seu sabor e propriedades benéficas para a saúde. Crê-se que o açafrão é um poderoso anti-inflamatório que pode ter efeitos positivos em todo o corpo.


Café de chicória

A raiz da chicória pode ser torrada e moída como o café. Tem um sabor torrado muito semelhante, mas é totalmente livre de cafeína. A chicória é repleta de inulina, uma fibra solúvel que é ótima para a digestão e promove um intestino saudável. Também estimula a vesícula biliar, para ajudar na digestão da gordura. Pode ser facilmente feito da mesma maneira que o café tradicional. Se deseja abandonar a cafeína, mas sente falta da sua chávena de café da manhã, esta é a alternativa perfeita.


Matcha 

matcha é uma forma de chá verde em pó. Contém apenas um pouco menos de cafeína do que o café, visto que é altamente concentrado. Dito isto, o matcha é uma fonte "melhor" de cafeína do que o café. O matcha fornece energia e atenção, sem a agitação nervosa, subsequente queda de energia e picos de glicose e insulina. matcha é cheio de antioxidantes e pode reduzir o risco da pressão alta e diabetes tipo 2. Experimente um latte de matcha dissolvendo uma colher de chá de matcha em água morna e adicionando leite.


Água de limão

Esta é simples, mas às vezes menos é mais. Tomar um copo de água com limão pela manhã é uma maneira fácil de reduzir a ingestão de cafeína e calorias. Arranque o seu dia com uma boa dose de vitamina C. Além disso, ficar hidratado pela manhã pode ajudar a acelerar o seu metabolismo. Pode espremer o sumo de meio limão num copo de água fria ou quente. Torne-o mais interessante adicionando pepino e hortelã à versão fria. A versão quente é deliciosa com mel e especiarias.


Chai

chai é feito misturando chá preto com ervas e especiarias fortes, como cravo e canela. Pode ser feito com ou sem leite e é uma bebida deliciosamente reconfortante. Na Índia, chama-se masala chai, pois a palavra chai na verdade significa "chá" e é vendido em todo o lado por vendedores de rua. O chá preto contém uma quantidade moderada de cafeína; portanto, um chai com ou sem leite torná-lo(a)-á mais alerta. Também é cheio de antioxidantes e pode estar associado a um menor risco de doença cardíaca.


Rooibos 

Rooibos é um chá vermelho sem cafeína que é originário da África do Sul. Ao contrário do café e de outros chás, é pobre em antioxidantes de taninos. Os taninos têm benefícios, mas também podem interferir na absorção de ferro. Felizmente, é cheio de outros antioxidantes. Os estudos sugerem que o rooibos pode proteger contra doenças cardíacas e reduzir o risco de cancro.


Yerba mate

A erva-mate é um chá feito das folhas secas do azevinho sul-americano. Tem uma quantidade de cafeína semelhante ao café e vem com uma enorme variedade de antioxidantes, vitaminas e minerais. É tão rico em antioxidantes quanto o chá verde e também vem com ferro, cálcio, riboflavina, tiamina, vitamina C e vitamina E. O método tradicional de preparação envolve adicionar as folhas diretamente à água e beber através de um canudo de metal. Mas, para facilitar a ingestão, porque não experimentar a versão de saqueta?


Vinagre de sidra


O vinagre é produzido fermentando maçãs trituradas com levedura e bactérias. Esse processo cria ácido acético, que pode ser benéfico para a sensibilidade à insulina e aos níveis de açúcar no sangue. O vinagre de sidra deve ser diluído em água antes de ser consumido. Pode adicionar uma ou duas colheres de sopa à água morna ou fria e adicionar mel para melhorar o sabor. Muitas celebridades são defensores entusiastas do vinagre de sidra para perda de peso. Embora não haja muita investigação sobre o assunto, sugere-se que ele possa aumentar a sensação de saciedade após uma refeição (evitando assim comer demais).


Kombucha 

Kombucha é outra bebida saudável para a saúde! Também envolve fermentação, desta vez com chá preto como base. O processo de fermentação fornece à kombucha uma série de benefícios para a saúde, como probióticos, que são ótimos para o intestino, além de ácido acético e antioxidantes. Os estudos sugerem que a kombucha é benéfica para o sistema imunitário e os níveis de colesterol e glicose no sangue. Só não tente fazê-la em casa, a menos que seja um especialista!

Comentários

Mensagens populares