Estudo. Pessoas que bebem café podem viver melhor e durante mais anos

 Se não resiste a um bom café, temos boas notícias para si. Um estudo científico concluiu que esta bebida pode contribuir de forma positiva para a melhoria da qualidade de vida, bem como dos anos vividos. Perceba como.

O café, sobretudo o simples - e sem açúcar - pode ser benéfico para a saúde, contribuindo para a longevidade, noticia o Huffington Post. 

Um estudo publicado em 2024 pela revista Science Direct concluiu que o café pode reduzir o risco de morte por doenças relacionadas com o envelhecimento, AVC, contribuindo para a regulação dos mecanismos de stress e para proteger o corpo. 

Mas afinal, de que forma o café influencia a longevidade e o envelhecimento?

Os autores do estudo fizeram uma revisão científica de mais de 50 estudos sobre esta bebida. 

"O café é uma mistura de mais de 2000 substâncias potencialmente bioativas", realça-se, muitas das quais ajudam o sistema imunológico e mesmo o metabolismo. 

"Não é de surpreender que o consumo de café preserve a saúde na terceira idade", adiantam os investigadores, notando que perceberam uma relação entre o café e o aumento da expectativa de vida em mais de "50 grupos diferentes analisados ​​em diversas localidades geográficas". 

As relações mais fortes foram encontrada na Europa e Ásia, zonas em que o consumo desta bebida simples é elevada. 

"O consumo regular de café parece estar associado à preservação das funções musculares, cardiovasculares, mentais e imunológicas, e aparenta estar inversamente associado à incidência das doenças mais frequentes que afetam os idosos, como doenças cardiovasculares e respiratórias, acidente vascular cerebral, alguns tipos de cancro, diabetes, demência, depressão grave ou fragilidade", indica ainda a pesquisa.

Apesar das limitações do estudo, sobretudo no que diz respeito à amostra, este volta a realçar o impacto positivo que pode ter na esperança média de vida. 

Quatro benefícios de beber café, segundo os nutricionistas

Em declarações ao website de Martha Stewart,  a nutricionista Lauren Slayton destacou quatro benefícios do café para a saúde.

1. Saúde cerebral

O café ajuda na cognição e na concentração a curto prazo, mas também demonstra ser um neuroprotetor a longo prazo, realça Slayton. 

Para Sylvia Klinger, fundadora da Hispanic Food Communications, além de melhorar o estado de alerta, a memória e o desempenho cognitivo, o café é associado a um menor risco de depressão, protegendo contra doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.

2. Saúde do coração

Ambas as especialistas concordam que o consumo moderado de café está associado a um risco reduzido de doenças cardíacas e AVC (Acidente Vascular Cerebral), bem como a um menor risco de morte por problemas cardíacos. 

3. Saúde do fígado

O café está associado a um menor risco de doenças hepáticas, incluindo esteatose hepática e cirrose, destaca Klinger. Esta bebida reduz também o risco de cancro do fígado e colorretal, realça Slayton. 

4. Saúde metabólica

Estudos já demonstraram que quem bebe café apresenta um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2, destaca Klinger.

Comentários

Mensagens populares